Somos Natureza

a Visão de um Povo Evoluído


Este é 
mais um texto para aquecer nosso coração.

 

Esta semana eu saí para assistir um dos filmes da Mostra Ecofalante de Cinema e encontrei na tela a versão mais linda dos verdadeiros brasileiros. 

 

[Brasileiros de verdade, sabe? Aqueles que já estavam aqui, em harmonia com a terra, em harmonia com a floresta, antes dos europeus chegarem. Sabe?]

 

Um povo de pura resistência que tem mulheres fortes em sua liderança, que pinta seu corpo e se relaciona com a floresta de uma forma ainda mais profunda do que a gente daqui, da cidade, consegue conceber.

 

Para o povo Munduruku, não existe separação entre os humanos e a floresta. 

 

Mas até aí eu já conseguia imaginar. O que fez minhas sobrancelhas levantarem foi ouvir sua mitologia.

 

Suas histórias contam, uma em seguida da outra, como o planeta foi criado - como é a presença de todos os seres o que mantém o equilíbrio da Terra - e como a destruição da natureza pode fazer o planeta cair;

 

Como o rio foi criado - e por isso o Tapajós tem suas águas cinzentas;

 

E como, por uma razão ou outra, cada animal da floresta é na verdade o descendente de um integrante da tribo que se metamorfoseou no passado.

 

Suas tias viraram porcos. Suas mulheres viraram peixes…

 

Por isso, a cada pesca e a cada caça, eles recebem seus próprios ancestrais se apresentando para nutrir e manter o povo. "Eles comem eles mesmos".

 

A vida alimenta a vida.

 

E fazem isso com todo o respeito. Porque tudo é parte deles e eles são parte de tudo.

 

Não existe separação nenhuma entre as pessoas e todo o resto da floresta. Não existe 'o povo e a natureza'. Todos são um só.

 

Todos somos um só.

Com suas peles pintadas e com seus pés na terra, as mulheres da floresta estão usando a tecnologia, essa coisa que é tanto boa quanto destruidora, para defender seus direitos, perpetuar a sua história e levar seus valores para gente como a gente, aqui da selva de pedra.


Por essas e por muitas outras, o filme Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe é emocionante, lindo e poético, e vale a pena assistir.

[Você pode verificar se ele não está sendo exibido em alguma mostra ou online neste momento mesmo :]


Mundurukuyü - A Floresta das Mulheres Peixe

MUNDURUKUYÜ - forest of the fish women
Brasil, 2025, 75
Aldira Akay, Beka Munduruku, Rilcélia Akay

Nas margens do Tapajós, no Pará, a floresta das mulheres peixe espelha a mitologia Munduruku, onde humanos, na origem do mundo, se transformaram em floresta, plantas e animais. No dia a dia da aldeia Sawre Muybu, os espíritos da floresta não são apenas forças espirituais ancestrais, mas parte da família.

I'm an image

Bora Plantar Luz!

Turi

P.S.
Sobre expansão, evolução, desenvolvimento da consciência:


Em seu livro A Visão Integral, o filósofo Ken Wilber fala sobre os níveis (estágios) de desenvolvimento da consciência.

 

Na sua consciência primária, o homem só pensa nele mesmo. É um nível em que o homem se vê separado de tudo e de todos, portanto é individualista e focado na sobrevivência.

 

O próximo nível é de "eu e os meus". O homem evolui do estágio de só pensar em si mesmo e começa a incluir os outros.

Inclui primeiro os mais próximos - "eu e minha família" - e é desses que vai cuidar, considerar, proteger. Se sente separado do resto.

 

Evoluindo mais um pouquinho, inclui "eu, os meus e os que são como nós". Neste nível, o homem inclui o grupo do qual se sente parte - os que torcem para o mesmo time, os que tem o mesmo tom de pele, os que são do 'meu' país. - É neste terceiro nível que se encontra a maior parte das pessoas do mundo hoje. É o "normal".

 

No quarto nível, o homem evolui para incluir toda a humanidade.

Você percebe o estágio de consciência do povo Munduruku? Sua família são todos os seres do (seu) mundo. (Nem só os humanos, todos os seres!)

 

O que é ser um povo evoluído?

 

E o que mais podemos aprender com eles?

Desde 2010 conectando pessoas e a natureza

Texto alternativo

 contato (DIGA OI :)
[nota: nós usamos cookies. saiba mais aqui]
Peperômia Urbana é criada com o coração pela Turi

InstagramYouTubeFacebook